sábado, 16 de maio de 2015

CRM – Customer Relationship Management






CRM – Customer Relationship Management (ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português) – é uma abordagem que coloca o cliente como principal foco dos processos de negócio, com o intuito de perceber e antecipar suas necessidades, para então atendê-los da melhor forma as ações da empresa ficam voltadas para as necessidades dos clientes, ao invés dos próprios produtos. Engloba as áreas de marketing, vendas e serviços de atendimento.
É um conjunto de processos e tecnologias que geram relacionamentos com clientes efetivos e potenciais e com parceiros de negócios através do marketing, das vendas e dos serviços, independentemente do canal de comunicação”. O CRM é uma abordagem que coloca o cliente no centro dos processos do negócio, sendo desenhado para perceber e antecipar as necessidades dos clientes atuais e potenciais, de forma a procurar supri-las da melhor forma. Trata-se, sem dúvida, de uma estratégia de negócio, em primeira linha, que posteriormente se consubstancia em soluções tecnológicas. É assim um sistema integrado de gestão com foco no cliente, constituído por um conjunto de procedimentos/processos organizados e integrados num modelo de gestão de negócios. Os softwares que auxiliam e apoiam esta gestão são normalmente denominadossistemas de CRM.
Os processos de gestão que assentam em CRM's estão, sem dúvida, na linha da frente em termos estratégicos não apenas em termos de marketing, mas também, a médio prazo, ao nível econômico-financeiro. Com efeito, empresas que conhecem profundamente os seus clientes, o que precisam, em que o perfil de consumidor se enquadra, conseguem criar respostas personalizadas, antecipando as suas vontades e respondendo de forma precisa aos seus desejos atuais.
Os processos e sistemas de gestão de relacionamento com o cliente permitem que se tenha controle e conhecimento das informações sobre os clientes de maneira integrada, principalmente através do acompanhamento e registro de todas as interações com o cliente, que podem ser consultadas e comunicadas a diversas partes da empresa que necessitem desta informação para guiar as tomadas de decisões.
Uma das atividades da Gestão do Relacionamento com o cliente implica registrar os contatos por si realizados, de forma centralizada. Os registros não dependem do canal de comunicação que o cliente utilizou e servem para que se tenham informações úteis e catalogáveis sobre os clientes. Qualquer informação relevante para as tomadas de decisões podem ser registradas, analisadas periodicamente, de forma a produzir relatórios de gestão.














Enterprise Resource Planning (ERP)

  



Através do avanço da tecnologia têm se criado cada vez mais ferramentas que possibilitem a remodelação e o aperfeiçoamento das atividades das empresas. Uma delas é o ERP (Enterprise Resource Planning) em português Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, que tem como característica central otimizar a gestão e consequentemente auxiliar as empresas a atingir os objetivos.

O ERP é um sistema integrado que utiliza um mesmo banco de dados facilitando o fluxo de informações entre todas as áreas de uma empresa. Ele integra os dados e processos de vários departamentos, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio.

Através do ERP é possível monitorar todas as transações de forma integrada e não redundante em tempo real. Por exemplo: informação da venda de um produto pelo departamento comercial é disparada para os demais departamentos da empresa, seja de fabricação, estoque de insumos, logística, marketing, financeiro, contabilidade entre outros.

Custos típicos na implementação de um novo sistema ERP:

Ele também apresenta outras vantagens como: redução de inserções manuais nos sistemas,redução de custos com pessoal, funcionários bem treinados, redução do tempo de resposta às necessidades do mercado; implementação e monitoramentos das melhoras práticas de gestão e redução do tempo dos processos gerenciais.

Alerta-se para o fato que a decisão de implementar um ERP deve estar suportada em um diagnóstico técnico sobre as reais necessidades da empresa. Se a empresa pular essa etapa, estará exposta ao risco de escolher o ERP incompatível com suas necessidades, isso levará a gastos excessivos. Não é incomum empresas que ficam anos e anos tentando concluir a implementação desse sistema, simplesmente, por falta de apoio técnico para tomar a decisão.

Data Ware House





Data Warehouse é um sistema em que é possível armazenar um grande volume de informação de forma bem detalhada. As informações ficam salvas a longo prazo para quando necessário, serem acessadas e comparadas com informações atuais
ajudando as empresas a criar e organizar relatórios melhorando assim a tomada de decisão das organizações.  

Este sistema auxilia no estudo de grande dados armazenados, vindos dos sistemas transacionais (OLTP). são sistemas que visam guardar todos os processos de uma determinada transação organizacional. Por fim, os dados são transformadas para uma base  de dados maior que não pode ter orientação do meio operacional e tenha integração de todos os interesses da organização, conhecido como bando de dados OLAP. 

Data Warehouse cria padrões melhorando os dados analisados de todos os sistemas, corrigindo os erros e restruturando os dados sem afetar o sistema de operação, apresentando somente um modelo final e organizado para a análise.




Banco de dados

                                       


Banco de dados é um conjunto de dados relacionados entre si com objetivo de dar sentido a uma determinada informação. Tal informação poderá ser acessada por pessoas ou programas diferentes.

Ao acessar um banco de dados o usuário poderá adicionar, alterar e consultar informações contidas no sistema de forma rápida e eficaz. Além de ser local, um banco de dados também pode ter acesso repartido,ou seja, várias pessoas podem acessar ao mesmo tempo. 

Os dados precisão ser controlados, tal controle é feito pelo SGBD (sistema de gestão de banco de dados) em inglês DBMS (database mnagment system), o SGBD é um software que facilita as atividades de definição,construção e manipulação de bancos de dados. 

terça-feira, 5 de maio de 2015

Computação em nuvem




Computação em nuvem (em inglês cloud computing ) é um sistema que permite aos usuários acesso a programas, arquivos e serviços (softwares, fotos, videos, músicas,jogos, etc) a partir da internet.

na prática a computação em nuvem é um sistema no qual é possível utilizar  aplicações  de qualquer lugar independente de qualquer plataforma, ou seja, o conteúdo que se quer utilizar não precisa mais ficar instalado em um computador. As informações ficam salvas em um servidor nas nuvens (internet) . O usuário precisa apenas de um computador conectado a internet .