sábado, 16 de maio de 2015

Enterprise Resource Planning (ERP)

  



Através do avanço da tecnologia têm se criado cada vez mais ferramentas que possibilitem a remodelação e o aperfeiçoamento das atividades das empresas. Uma delas é o ERP (Enterprise Resource Planning) em português Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, que tem como característica central otimizar a gestão e consequentemente auxiliar as empresas a atingir os objetivos.

O ERP é um sistema integrado que utiliza um mesmo banco de dados facilitando o fluxo de informações entre todas as áreas de uma empresa. Ele integra os dados e processos de vários departamentos, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio.

Através do ERP é possível monitorar todas as transações de forma integrada e não redundante em tempo real. Por exemplo: informação da venda de um produto pelo departamento comercial é disparada para os demais departamentos da empresa, seja de fabricação, estoque de insumos, logística, marketing, financeiro, contabilidade entre outros.

Custos típicos na implementação de um novo sistema ERP:

Ele também apresenta outras vantagens como: redução de inserções manuais nos sistemas,redução de custos com pessoal, funcionários bem treinados, redução do tempo de resposta às necessidades do mercado; implementação e monitoramentos das melhoras práticas de gestão e redução do tempo dos processos gerenciais.

Alerta-se para o fato que a decisão de implementar um ERP deve estar suportada em um diagnóstico técnico sobre as reais necessidades da empresa. Se a empresa pular essa etapa, estará exposta ao risco de escolher o ERP incompatível com suas necessidades, isso levará a gastos excessivos. Não é incomum empresas que ficam anos e anos tentando concluir a implementação desse sistema, simplesmente, por falta de apoio técnico para tomar a decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário